MENU

Criando aplicação com NW.js – 1 – Introdução

Olá pessoal iniciarei hoje uma série de posts sobre como criar uma aplicação com node-webkit, agora também conhecido como NW.js.

O que é NW.js?

Como você pode ver aqui NW.js é um aplicativo runtime baseado no Chromium e em Node.js, este último dá parte do nome do runtime. A outra parte vem de WebKit, que é um projeto de browser engine open source muito poderoso que já foi utilizado em navegadores como Google Chrome e Opera, e ainda é utilizado no Safari. O objetivo de node-webkit é proporcionar o desenvolvimento de Aplicações Desktop usando de linguagens e tecnologias WEB como HTML, CSS e, é claro JavaScript.

Preparando sua área de trabalho:

Para iniciar, você precisa instalar alguns softwares em seu computador. Veja quais são:

Node.js

É importante que o Node.js esteja instalado para que você possa gerenciar pacotes, mas NW.js não depende diretamente deste software, pois já o tem de forma incorporada. Faça download aqui.

NW.js

Você não precisa necessariamente instalar o nw.js, basta apenas ter ele em seu computador em uma pasta de fácil acesso. Você pode fazer download na página oficial.
Eu uso o Windows 8.1 x64, e deixo os arquivos do nw.js na pasta C:/nwjs, pois para mim é mais fácil de acessar e de lembrar.
1 – Baixe o nw.js
2 – Extraia os arquivos na pasta C:/nwjs

Um editor de texto

Instale um editor de texto de sua preferência, eu prefiro o Sublime Text (clique aqui para baixar)  e o indico, principalmente pelo fato de você poder configurar um build system para executar seu código. Mas você pode usar o que preferir.

Sqlite Studio

Usaremos sqlite para base de dados pela facilidade e pelo fato de não ter que instalar servidor. Por isso baixe e instale o Sqlite Studio para que possamos gerenciar nosso banco de dados.

O que você precisa saber

HTML e CSS

Você precisa saber pelo menos o básico de HTML e CSS para o desenvolvimento do layout da aplicação.

JavaScript

É bom que você saiba o básico de JavaScript, o que não é difícil. As variáveis são dinamicamente tipadas, há algumas funções que são assíncronas, onde você deve usar funções de retorno (callback), etc.

Usar o terminal

Faremos muita coisa através do prompt de comando, por isso é necessário que você saiba pelo menos o básico de como o usá-lo. E não ter medo dele.

Frameworks

A princípio usaremos o framework fornt-end bootstrap, que é bem simples e poderoso.
Não usaremos nenhum framework back-end.


Ok, no próximo post daremos início ao desenvolvimento da aplicação estabelecendo a estrutura das pastas e instalando os pacotes que usaremos. Até lá.

Leave a Comment!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *