MENU

Oração, a base para uma boa relação

Como vimos no texto anterior, é importante que haja oração entre o casal antes mesmo que eles namorem, quando são apenas amigos, e de forma desinteressada. Partilhamos um pouco da nossa experiencia também no último texto sobre namoro. Experiência de uma época em que víamos um no outro nada mais que um bom amigo. Na amizade, e pela oração crescemos no conhecimento um do outro, assim nos apaixonamos e decidimos iniciar um caminho de namoro.

O homem tem um atração natural por Deus em seu coração, pois nele há um vazio que só o Altíssimo pode preencher, e a comunicação entre o homem e o divino acontece por meio da oração. Enquanto cristãos devemos rezar sempre, como nos ensinou São Paulo Apóstolo na carta aos Tessalonicenses (5, 17-18) devemos rezar sem cessar e em tudo dar graças a Deus.

A meta de um casal que busca um namoro santo precisa ser o céu, e o céu só é alcançado através da comunicação direta com Deus: a oração incessante. Pensando nisso elencamos alguns pontos que julgamos importantes na vida de oração de um casal.

Oração Pessoal

“Rezai, para que Deus lhe surpreenda.” (S. Padre Pio), como vimos acima o homem tem uma atração natural por Deus, e devemos rezar sempre, e em qualquer situação. E a oração pessoal talvez seja a coluna mais importante da vida de um cristão, pois como Cristo nos ensinou se quisermos rezar devemos nos trancar no nosso quarto e rezar (MT 5,5), sem que ninguém mais veja ou ouça.

É dentro do seu quarto que você deve construir sua vida espiritual, são momentos de intimidade entre você e Deus, o que vai lhe ajudar no autoconhecimento e na aceitação daquilo que Deus sonhou pra você; momentos em que Deus falará direto ao seu coração. Isso torna a oração pessoal muito importante tando para solteiros, quanto para aqueles que já estão namorando.

Solteiro: reze para que Deus prepare você e prepare seu(sua) futuro(a) namorado(a) para o caminho que trilharão juntos. Peça a Ele o dom da castidade pela interseção da bem-aventurada Virgem Maria.

Oração Juntos

Quando dois jovens decidem que aquela amizade já se tornou algo maior e que é preciso dar um passo a mais, é importante que o primeiro passo a ser dado a partir daí seja a oração, a abertura a vontade de Deus para que Ele confirme em seus corações esse sentimento e mostre o tempo certo para cada passo e cada escolha.

Como essa fase de oração pré-namoro não tem um tempo determinado, é preciso que ambos estejam atentos ao falar de Deus para decidir se, e quando devem dar inicio a um relacionamento. É preciso que os dois sejam sinceros com Deus, com o outro e com si mesmo, pois não é porque se está fazendo um caminho de oração para um possível namoro, que esse caminho levará ao namoro, é justamente por isso que é importante a oração antes do namoro. É importante que só inicie um namoro quando os dois estiverem certos do que querem, por isso é necessário não ter pressa.

Nessa fase de oração, antes do namoro, já se faz importante que o casal não só reze pelo outro, mas também com o outro, pois isso ajudará no crescimento do conhecimento um do outro no que se trata de vida de oração. Tal conhecimento os ajudará o casal durante todo o relacionamento.

Por exemplo, nós (Jayr e Luana) temos nossas orações pessoais individuais, mas desde que decidimos dar um passo para o namoro até hoje, nós buscamos viver também uma vida de oração juntos, diariamente, pois é importante que sejamos fortalecidos na fé e na perseverança juntos, como casal que somos, e como “carne da mesma carne” que desejamos nos tornar. Pois é importante que essa vida de oração aconteça durante todo o relacionamento.

É através da busca pelo amor de Deus que partem todas as outras virtudes de um casal santo, como castidade, fidelidade, respeito, temor a Deus, diálogo, romantismo, perseverança, etc. Um casal que reza junto permanece juntos em toda situação que a vida os traz, pois o amor deles e sua espiritualidade estão edificados na rocha que é Cristo.

Portanto é muito importante que o casal esteja em constante oração, e façam jejum frequentemente, busquem os sacramentos e amem a família, para que tudo seja em Deus e para Deus e assim haja harmonia. Pois quando há harmonia, mesmo com nossas fraquezas, nos tornamos mais fortes diante do pecado e das tentações.

Oração em Comunidade

Devemos viver em comunidade, pois Deus nos criou para que vivêssemos juntos, em comunidade, se não Ele teria criado só Adão e o deixado sozinho no Éden. Mas Ele nos fez muitos para que nos possamos ajudar e amar uns aos outros. Por isso é importante que estejamos sempre presente nas atividades de nossa paróquia, grupo de oração, comunidade, pastoral, etc. Mas não apenas de corpo presente, e sim de alma, dispostos a ajudar, confortar e participar daquilo que é proposto.

É necessário que amemos e deixemos ser amados pelas pessoas que estão a nossa volta. E rezemos com e por elas, para que a caridade cresça em nossos corações e amor de Deus prevaleça nas situações. Não podemos nos isolar na nossa vida pessoal, ou na vida do casal.

É necessário que você tenha tempo para você, onde consiga orar sozinho, ler, estudar, cuidar da saúde e do corpo, etc; Os casais devem ter seu tempo, onde possam conversar, namorar, rezar juntos, cuidar um do outro, etc; E é preciso que estejamos em comunhão com nossa comunidade, servindo, ajudando, ouvindo e falando, cuidando e sendo cuidado.

Que Deus lhe abençoe. Paz e misericórdia.

Leave a Comment!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *