MENU

Redes sociais e namoro

Namoro é cumplicidade e amizade antes de tudo, o amor entre as duas pessoas deve transpor qualquer barreira, e os dois não podem deixar que coisas físicas, virtuais, espirituais, culturais ou psicológicas se levantem contra o seu querer e o querer de Deus principalmente, seja qual for a ameaça e de onde quer que ela venha.

Uma rede social é um conjunto de pessoas e organizações conectadas por um meio, o meio mais comum atualmente é a internet. Milhões de pessoas no mundo inteiro possuem perfis ou contas em diversas redes na internet, é tão comum que muita coisa do nosso dia-a-dia acabamos resolvendo ou tratando por meio delas. A principal característica dessas redes, na maioria dos casos, é a facilidade da comunicação, ou a aproximação das pessoas de bairros, cidades, países e até continentes diferentes.

As redes sociais têm sido, em muitos casos, vitrines para aqueles que procuram um namorado ou uma namorada, que tanto se expõem como observam os que estão expostos. Isso representa inúmeros perigos, pois é difícil saber quem está do outro lado e o que ele(a) deseja. Há quem encontre namorado ou namorada através das redes, eu particularmente não conheço nenhum casal do tipo.

Quando se namora, o perigo das redes ainda é a exposição pois, por ser um espaço geralmente público, tudo que se posta todos que estão na rede tem acesso, por isso devemos filtrar o que postamos, compartilhamos ou curtimos, principalmente quando aquilo revelar a intimidade do casal – aqui leia intimidade não necessariamente em relação à sexualidade, mas em relação à amizade, cumplicidade e partilha. E ainda se tratando das publicações é importante manter uma postura cristã antes de tudo, e depois uma postura de pessoa comprometida com alguém, e que honre o seu compromisso. Se sua namorada merece ser honrada você não deve se comportar como alguém que está à procura de namoro, ou querendo conhecer outras pessoas com a intenção de namorar.

Seu perfil, ou perfis, na internet deve condizer com aquilo que você realmente vive, pois apesar de ser uma vida virtual não deve ser uma vida dupla. Um relacionamento que vive de rede social, vive de aparência, e acaba perdendo sua essência. O que acontece é que muitos casais se preocupam mais em informar o resto do mundo sobre o que fazem do que conversar entre si. Há até quem publique declarações de amor enormes para o(a) amado(a) nas redes, mas quando está frente a frente não consegue falar nada daquilo, e age até como um estranho. O valores são invertidos, pois agradar o resto do mundo se torna mais importante, e então o afastamento do casal acontece naturalmente e de forma cada vez mais frequente.

Podemos dizer que as redes sociais “aproximam quem está longe, e distanciam quem está perto”, mas mesmo assim são um meio de comunicação, mas uma comunicação falha, pois a interpretação é livre. Nem sempre as pessoas conseguem interpretar o que você posta em seu perfil ou o que você diz pelo chat da maneira correta, e acabam tomando suas próprias conclusões a respeito da fala. Em um casal isso pode gerar desconfiança e outros mal entendidos, o que pode causa brigas, etc. Por isso é importante saber que a comunicação pelas redes é uma coisa  que pode facilitar nossas vidas em diversos aspectos, mas que não substitui a comunicação presencial, onde os interlocutores estão se vendo e percebendo as reações e gestos a cada palavra.

Em um relacionamento é muito importante que se evitem os conflitos, principalmente os de motivos fúteis, por isso devemos evitar as conversas e pessoas inconvenientes ao casal. Lembre-se que seu(sua) namorado(a) deve ser seu melhor amigo, e nada deve ser escondido dela(e), para evitar discórdias e discussões desnecessárias. Aqui entra também a confiança, pois como cada um é uma pessoa diferente, cada um deve ter um perfil diferente, e se sentirem seguros com isso.

Vi um vídeo uma vez em que um casal estava dormindo, então a mulher acordou e tentou desbloquear o celular do homem com as digitais dele, pegando cada dedo de cada mão dele e pressionando no local indicado no aparelho enquanto ele dormia. Ela não conseguiu desbloquear e então saiu. Ele acordou pegou o celular e o desbloqueou com o dedão do pé. Ele obviamente tinha algo a esconder no celular, e ela tinha a desconfiança disso, o que infelizmente é comum para muitos casais hoje. Mas é importante que haja transparência, pois o namoro é um caminho de conhecimento e preparação para um passo maior que é o casamento, e sem transparência a desconfiança estará sempre presente, e sem cumplicidade não há amor verdadeiro.

Portanto leve sempre em consideração estes dois pilares do relacionamento: cumplicidade e transparência, além é claro do amor desinteressado, perante a isso qualquer desconfiança ou discórdia cai por terra. Mantenha sempre o foco em Deus e não deixe de rezarem juntos para que Ele os abençoe e confirme seus sentimento e vocações. Não deixe que as redes sociais e as ferramentas de comunicação instantânea dominem você e seu relacionamento.

Como complemento indico este podcast da Canção Nova.

Que Deus abençoe seu relacionamento, rezem por mim e por minha noiva Luana e nós rezaremos por vocês. Pax et bonum

Leave a Comment!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *