MENU

Traduza textos do português para o idioma elfico Quenya de J.R.R Tolkien

Bom pessoal, ultimamente tenho me dedicado à leitura da obra de um dos maiores escritores do mundo, J.R.R. Tolkien o mestre da fantasia, e acabei descobrindo um mundo incrível em O Hobbit, e O Senhor dos Anéis, e em desejo ler em breve O Silmarillion. Fico mais encantado a cada parágrafo ou a cada estrofe dos poemas ou canções existentes nos livros, é realmente uma grande obra.

Tolkien, além dos livros, criou também idiomas fictícios falados pelos povos do mundo criado por ele, o que me impressiona mais ainda. E assim encontrei o idioma Quenya, falado pelos elfos, e  também o alfabeto Tengwar criado na mitologia por Fëanor um dos personagens entres centenas de personalidades incríveis e cativantes.

Estudei um pouco sobre o idioma, e sobre o alfabeto, e acabei encontrando um tradutor do inglês para o Quenya, o da Jens Hansen fabricante oficial do Um anel. Baseado neste tradutor desenvolvi um que traduz do Português brasileiro para o Quenya com o alfabeto Tengwar. Veja aqui!

Não sou especialista na tradução e tão pouco no idioma, mas pelos testes realizados em comparação ao da Jens Hansen e aos trechos que encontrei na internet de poemas escritos no idioma por Tolkien tudo está de acordo com o esperado. Mas se acaso você encontrar algum erro ou tiver alguma dica por favor entre em contato. Sua contribuição será de grande valor. Por fim, deixo saudações:
Uma estrela brilha na hora de nosso encontro.
`C 816E d5%iV 5^ @ 9yN6 W yN6 t~V1x%P-

Leave a Comment!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *