MENU

YOUCAT – Deus Se revelou como gosta de ser conhecido

“Em Jesus Cristo, Deus mostra-nos toda a profundidade do Seu misericordioso amor. (YOUCAT, 9).”
 
Vimos no texto passado (Clique aqui e acesse o texto) que o homem pode descobrir a Deus pela própria razão, mas que é uma tarefa um tanto quanto difícil para a sabedoria humana, que também não pode saber como Ele é realmente, por tanto Deus revelou-se da forma que gosta de ser conhecido. Desde a antiga aliança o Senhor se revela à humanidade, passando pelos patriarcas e pelos profetas até Sua revelação definitiva no Seu filho Jesus.

“A revelação significa que Deus Se abre, Se mostra ao mundo por livre vontade.” (YOUCAT, pág 17). O Concílio Vaticano II diz o seguinte: “Aprouve a Deus, na sua bondade e sabedoria, revelar-Se a Si mesmo e dar a conhecer o mistério da sua vontade (cfr. Ef. 1,9), segundo o qual os homens, por meio de Cristo, Verbo encarnado, têm acesso ao Pai no Espírito Santo e se tornam participantes da natureza divina (cfr. Ef. 2,18; 2 Ped. 1,4). Em virtude desta revelação, Deus invisível (cfr. Col. 1,15; 1 Tim. 1,17), na riqueza do seu amor fala aos homens como amigos (cfr. Ex. 33, 11; Jo. 15,1415) e convive com eles (cfr. Bar. 3,38), para os convidar e admitir à comunhão com Ele.” (Dei Verbum, nº 2).

Deus mostra-Se, no Antigo Testamento, como Aquele que criou o mundo por amor e permanece fiel ao ser humano, mesmo que este, pelo pecado, O renegue. (YOUCAT, 8). Ele deixa-Se experimentar durante a história da humanidade, desde os primórdios fazendo com Noé uma aliança para salvar todos os seres vivos. Chama Abraão para fazer dele o “pai de um grande numero de nações” (Gn 17,5) e nele abençoa-las. O povo de Israel, então descendentes de Abraão, torna-se a propriedade especial de Deus.

Para Moisés Deus revela Seu nome que ainda é muito misterioso: יהוה, pronuncia-se “Iahweh”, que significa “Eu sou Aquele que sou” (Ex 3, 14). E ainda por Moisés Se revela libertando seu povo da escravidão no Egito e lhe dando a lei. Depois disso, várias vezes, Deus envia seus profetas para chamar o povo à conversão, renovação da aliança e para anunciar-lhes que fará uma nova aliança que por sua vez será eterna e estará aberta não só ao povo israelita, mas a todos os povos e nações.

Deus se revelou por causa dos pecados da humanidade?

– Não Ele se revela por amor livre e desinteressado, e de forma mais plena em seu filho Jesus, pois “Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho unigênito, para que todo aquele que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”(Jo 3,16). Em Jesus Cristo, Deus mostra-nos toda a profundidade do Seu misericordioso amor. (YOUCAT, 9). E por isso o que era invisível torna-se visível, pois o próprio Iahweh Se torna homem como nós, revelando assim até onde chega o seu amor que carrega nossas culpas, caminha conosco e vive tudo aquilo que vivemos, exceto o pecado (Conf. Heb 4, 15).
Nós seres humanos buscamos constantemente a Verdade, e Ela por Sua vez nos busca encontrar a ponto de Se manifestar como homem, vivendo conosco no Cristo e falando conosco por Ele, e “A felicidade que procurais, a felicidade que tendes direito […] tem um nome, um rosto é Jesus de Nazaré.” (Bento XVI, 18.08.2005). Que encarnado nos ensina como viver, para onde ir e o que buscar, fundamentando assim nossa fé e colocando a esperança da redenção em nossos corações.
Cristo é para nós a imagem real de Deus, que nos leva a imagina-Lo não como um opressor, mas como alguém cheio de misericórdia. A Beata Madre Tereza de Calcutá dizia o seguinte: “Não tenho ilusões. Não consigo imaginar Deus Pai. Tudo que posso ver é Jesus.” E de fato tudo que podemos ver é Jesus que pela comunhão do Espírito Santo nos revela o Pai, pois “fora de Cristo nada sabemos do que é Deus.” (Blaise Pascal).

Referencias:

YOUCAT, Vaticano, 2011.
Concílio Vaticano II, documento Dei Verbum, Roma, 1965.

Abreviações de textos bíblicos:

Ef            Carta de São Paulo aos Efésios
2 Ped    Segunda Carta de São Pedro
Col         Carta de São Paulo ao Colossenses
1 Tim     Primeira Carta de São Paulo à Timóteo
Ex           Livro do Êxodo
Jo           Evangelho Segundo São João
Bar         Livro de Baruc
Gn          Livro do Genesis
Heb       Carta de São Paulo aos Hebreus

Leave a Comment!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *